Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_LuizAlbertoBellini.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAragão, Joaquim José Guilherme de-
dc.contributor.authorBellini, Luiz Alberto-
dc.identifier.citationBELLINI, Luiz Alberto. Redução de riscos operacionais nos pátios dos aeroportos brasileiros. 2008. 102 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2008.en
dc.description.abstractEm 1º de novembro de 2001 foi efetivada a Emenda 4 ao Anexo 14 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), que introduziu a Norma 1.3 – Certificação de Aeroportos, que requer que os Estados contratantes certifiquem os aeroportos internacionais e recomenda a sua aplicação aos demais aeroportos públicos. A partir de 24 de novembro de 2005, a implantação de um Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional passou a ser norma internacional para todos os aeroportos certificados. Faz parte deste trabalho a identificação das principais vulnerabilidades que representem ameaças à integridade física de pessoas e ao funcionamento dos pátios, ou que possam provocar significativas alterações no índice de ocorrências ou representem ameaças à segurança operacional. A intenção desta pesquisa é aprofundar os conhecimentos existentes sobre os métodos de análise de riscos para fornecer subsídios para a melhoria do processo de gerenciamento da segurança do operacional do pátio, que é um dos requisitos para a obtenção do Certificado Operacional da OACI.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAeroportosen
dc.subject.keywordInfraestrutura aeroportuáriaen
dc.subject.keywordAeronáutica - medidas de segurançaen
dc.titleRedução de riscos operacionais nos pátios dos aeroportos brasileirosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-03-17T11:08:26Z-
dc.date.available2011-03-17T11:08:26Z-
dc.date.issued2011-03-17T11:08:26Z-
dc.date.submitted2008-08-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1583-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1On November 1st, 2001, the International Civil Aviation Organization – ICAO issued the “Amendment 4” to the Annex 14 – Airports, introducing the standard 1.3 – Certification of Airports, requiring the contracting States to certify all international airports and also recommending its application to all public airports. Since November 24th, 2005, the implementation of the Operational Safety Management System became an international rule to all certified airports. The present work intends to identify the main vulnerabilities that can cause any sort of threat to people's physical integrity, as well as to aprons’ order and maintenance, or those ones that can provoke meaningful alterations on the occurrence statistics or that can be a national safety threat. This research aims to make a profound study of the existing knowledge about the risk analysis methods in order to provide aids to improve the Operational Safety Managing System in the apron, which is the major requirement to obtain the Operational Certification from ICAO.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.08.TCC.1583pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.