Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15855
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RoniaraOliveiraNunesRodrigues_tcc.pdf309,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da família na evolução escolar do aluno com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Rodrigues, Roniara Oliveira Nunes
Orientador(es): Rengifo Herrera, Francisco José
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Família e escola
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: RODRIGUES, Roniara Oliveira Nunes. A participação da família na evolução escolar do aluno com necessidades educacionais especiais. 2016. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2016.
Resumo: A participação da família tem uma função básica no processo de inclusão do desenvolvimento humano por ser um dos principais meios de interação dos indivíduos sendo apontado por fatores do próprio indivíduo e por aspectos mais amplos do contexto social no qual estão inseridos. Assim, buscamos realizar este estudo com o objetivo de caracterizar a participação da família no ambiente escolar do aluno com necessidades educacionais especiais da Escola de Educação Especial João da Neca APAE da cidade de Unaí. Participaram deste estudo três familiares responsáveis por acompanhar as atividades escolares dos alunos com necessidades educacionais especiais. Todas as participantes eram do sexo feminino. O instrumento utilizado consistiu em um questionário composto de treze perguntas, com questões fechadas e abertas. O instrumento de pesquisa empregado procurou trabalhar com questões objetivas e subjetivas, dividido em três eixos centrais: a participação do familiar na rotina escolar, a necessidade da ajuda do ente familiar para o aluno e a relação do estímulo da escola para promover a participação da família no ambiente educacional. Os resultados obtidos evidenciaram que: os familiares acreditam que os alunos se sentem mais seguros e mais calmos com a presença de algum membro da família no ambiente escolar. Eles expressam à necessidade dos familiares a partir de comportamentos e alterações de humor. As atividades acompanhadas pelos familiares consistiram em levar o aluno à escola e participar de atividades de convivência na escola, seguido de participação em reuniões. Entende-se que a companhia do membro da família motiva o aluno auxiliando no desenvolvimento pessoal, motivando e promovendo sentimento de segurança e tranquilidade e auxiliando no processo de inclusão colaborando para que ocorra de forma mais simples. A instituição escolar busca incluir a família nas atividades escolares fazendo reuniões, palestras, atividades de convivência na escola formalizando a importância do vínculo entre família e aluno. Enfim, os dados permitem concluir que os participantes da pesquisa reconhecem a importância da família na atuação escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. Percebe-se que a presença e a participação da família no ambiente escolar são de grande importância, auxilia e facilita as atividades escolares, que os alunos se sentem motivados, seguros e tranquilos com a presença familiar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2016.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons