Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SaraCostaDoOuro_tcc.pdf624,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Deficiência auditiva : um estudo em uma escola da rede pública em Carinhanha – BA
Autor(es): Ouro, Sara Costa do
Orientador(es): Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de
Assunto: Surdos
Surdos - educação
Estudantes com necessidades educativas especiais
Aprendizagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: OURO, Sara Costa do. Deficiência auditiva: um estudo em uma escola da rede pública em Carinhanha – BA. 2015. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, [Universidade Aberta do Brasil], Brasília, 2015.
Resumo: O processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva não é uma tarefa fácil, pois não depende somente dos recursos físicos do ambiente escolar. Este exige, entre outros, um olhar especial sobre a linguagem e a comunicação, pois é a forma de ligação entre o processo de aprendizagem entre os ouvintes e os não ouvintes. Nesse sentido este trabalho teve como objetivo investigar como acontece o processo de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência auditiva em uma Escola de Atendimento Especializado Ana Neri. E, para que esse objetivo fosse alcançado utilizou-se a metodologia qualitativa, com enfoque na pesquisa de campo. Os dados foram obtidos por meio de questionários e observações realizadas na Escola de Atendimento Especializado Ana Neri, tendo como participantes quatro professores que atendem alunos com deficiência auditiva no local. Através da pesquisa foi possível perceber que o processo de ensino/aprendizagem do aluno com deficiência auditiva está sendo realizado pelos profissionais da melhor maneira possível, pois, este não tem formação especifica para atuar na educação inclusiva, o que demonstra a necessidade dos órgãos responsáveis oferecerem cursos de capacitação na área inclusiva, o que certamente ajudará no desenvolvimento de metodologias que vão de encontro as reais necessidades do aluno com deficiência auditiva, uma vez que os professores estarão capacitados para atuar no ambiente inclusivo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons