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Título: Inclusão de alunos com deficiência auditiva em Cruzeiro do Sul/Acre : desafios e avanços
Autor(es): Araújo, Maria Jacinta Rodrigues de
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Surdos
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 26-Jan-2017
Referência: ARAÚJO, Maria Jacinta Rodrigues de. Inclusão de alunos com deficiência auditiva em Cruzeiro do Sul/Acre: desafios e avanços. 2015. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2015.
Resumo: O presente estudo ressalta o processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva na escola regular. Teve como objetivo central analisar e descrever o processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular de Cruzeiro do Sul/Acre, destacando as possíveis coerências, incoerências e contribuições desse processo frente à legislação vigente para a Educação Inclusiva e para o atendimento do aluno com deficiência auditiva. Para isso, foram analisadas as estratégias e procedimentos adotados por uma escola de ensino regular de Cruzeiro do Sul/Acre no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva, a partir da elaboração discursiva de um grupo de seis professores. A metodologia adotada foi qualitativa com o uso de um questionário aberto que visou identificar as concepções dos professores pesquisados acerca da prática pedagógica utilizada por eles na inclusão de alunos com deficiência auditiva, assim como os desafios encontrados nesse processo de inclusão. Através dos resultados alcançados foi possível identificar o papel do intérprete na aprendizagem do aluno surdo, a relevância da Língua de Sinais e da utilização de recursos e metodologias diversificadas e visuais que contribuem com um melhor desenvolvimento e aprendizagem do deficiente auditivo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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