Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaDoCarmoDeSousaSilva_tcc.pdf508,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão escolar de alunos com baixa visão na escola de ensino infantil em Cruzeiro do Sul
Autor(es): Silva, Maria do Carmo de Sousa
Orientador(es): Carlucci, Ana Paula
Assunto: Educação de crianças
Deficientes visuais - educação
Inclusão escolar
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 27-Jan-2017
Referência: SILVA, Maria do Carmo de Sousa. A inclusão escolar de alunos com baixa visão na escola de ensino infantil em Cruzeiro do Sul. 2015. viii, 37 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como tema a inclusão escolar de alunos com baixa visão na escola de Ensino Infantil em Cruzeiro do Sul. Nesta pesquisa, procuramos entender como está o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidade educacionais especiais, particularmente o estudante com baixa visão na escola infantil do município de Cruzeiro do Sul, compreendendo a realidade dentro da sala de aula no seu fazer educativo, assim como a formação dos professores que trabalham com esses alunos. Desta forma o presente estudo teve como objetivo investigar os processos de inclusão de alunos com baixa visão no ensino infantil e observar como a escola está preparada e organizada para receber o aluno para uma verdadeira inclusão desses discentes. Para o trabalho empírico, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, com base em um roteiro de entrevista semiestruturado. Participaram do estudo duas professoras: uma de atendimento educacional especializado e a outra regente. Para a análise de dados realizamos a análise interpretativa de conteúdo. Os resultados sugerem que os participantes ainda não se sentem suficientemente preparados para lidar com os alunos com necessidades educacionais especiais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons