Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15876
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FlaviaMonteiroMiranda_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dispositivo para detecção de hipoglicemia em diabéticos do tipo 1 a partir de variações de temperatura e umidade
Autor(es): Miranda, Flávia Monteiro
Orientador(es): Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury
Coorientador(es): Bó, Antônio Lanari Padilha
Assunto: Diabetes
Glicemia
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 27-Jan-2017
Referência: MIRANDA, Flávia Monteiro. Dispositivo para detecção de hipoglicemia em diabéticos do tipo 1 a partir de variações de temperatura e umidade. 2013. xi, 78 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho visa o desenvolvimento e a validação de uma metodologia não invasiva de pré-diagnóstico hipoglicêmico em pacientes portadores de diabetes do tipo 1 a partir de suas variações corporais de temperatura e umidade relativa. Inicialmente, desenvolveu-se um dispositivo de aquisição de dados de temperatura e umidade relativa do corpo paciente, por meio de um procedimento completamente não invasivo e com o uso de um aparato que não oferecesse nenhum tipo de incômodo para o usuário. Posteriormente, realizou-se a análise gráfica de todos os resultados obtidos, correlacionando-se as variações corporais aferidas a faixas de índices glicêmicos previamente delimitadas. Os resultados mostram que existe uma correlação entre as variáveis de controle escolhidas e o aparecimento da hipoglicemia, mas a previsão dos sintomas desta hipoglicemia a partir da observação da temperatura e da umidade relativa do paciente á algo não detectável com a instrumentação aqui utilizada.
Abstract: This work aims the development and validation of a noninvasive method of pre-diagnosis of hypoglycemia in patients with type 1 diabetes from their bodily variations of temperature and relative humidity. Initially, it was developed a device for data acquisition of temperature and relative humidity of the patient body by means of a completely noninvasive procedure using an apparatus that did not offer any discomfort to the user. After, a graphical analysis of all results was made, correlating the variations measured with the ranges of glycemic levels previously defined. The results shows that there is a correlation between the control variables chosen and the onset of hypoglycemia, but the prediction of hypoglycemia symptoms from the observation of temperature and relative humidity of the patient is not detectable with the instrumentation used here.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecatrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons