Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15935
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianaAlvesTavaresSilva_tcc.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Alves Tavares-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Alves Tavares. A influência do teatro-empresa na cultura e no clima organizacional: estudo de caso da Urbi Mobilidade Urbana. 2016. 78 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é compreender de que forma o teatro-empresa influencia na melhoria da comunicação interna, da cultura e do clima organizacionais. O teatro organizacional, embora ainda pouco conhecido como ferramenta de treinamento no Brasil, tem contribuído para humanizar o ambiente de trabalho e para o fortalecimento individual e coletivo do colaborador. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade. A organização escolhida para a análise foi a Urbi Mobilidade Urbana, empresa de transporte urbano do Distrito Federal. Foram feitas entrevistas em profundidade com as analistas de Recursos Humanos e Marketing e dois cobradores de ônibus, submetidos ao treinamento. Também foram entrevistados três atores da Andaime Cia. de Teatro, companhia responsável pela performance na Urbi. Os resultados revelam que o teatro-empresa tem papel fundamental na melhoria da comunicação interna, da cultura e do clima organizacional, além de ser uma alternativa diferenciada de treinamento que leva à reflexão e interação do dia a dia nas empresas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subject.keywordClima organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordComunicação internapt_BR
dc.subject.keywordCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordTeatro-empresapt_BR
dc.titleA influência do teatro-empresa na cultura e no clima organizacional : estudo de caso da Urbi Mobilidade Urbanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-01T19:41:04Z-
dc.date.available2017-02-01T19:41:04Z-
dc.date.submitted2016-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15935-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aims to investigate how the entrepreneurial theater may improve the internal communication of a firm and its organizational culture and climate. Although it is still little known as a training tool in Brazil, the entrepreneurial theater contributes to humanize the workplace in order to enhance individual and group work efficiency. The methodology includes literature reviews and in-depth interviews. The firm chosen for the study was Urbi Mobilidade Urbana, urban transport company from Distrito Federal. In-depth interviews were conducted with Human Resources and Marketing analysts and two bus-ticket collectors, who received the training. Three actors of the theater company Andaime Cia. De Teatro – responsible for the theatrical performance in Urbi – were also interviewed. The results revealed that the entrepreneurial theater serve a key role in improving the organizational internal communication, culture and climate, in addition to providing a different alternative for training the staff of a firm, encouraging reflection and interaction in business daily life.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons