Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15991
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaSandovalSimaoFarias_tcc.pdf341,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de uma inovação social : o caso do projeto Irmão Mais Velho
Autor(es): Farias, Fernanda Sandoval Simão
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Aprendizagem organizacional
Organizações não-governamentais
Inovação
Inovação social
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 8-Fev-2017
Referência: FARIAS, Fernanda Sandoval Simão. Estudo de uma inovação social: o caso do projeto Irmão Mais Velho. 2016. 37 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A inovação social consiste em responder a problemas sociais gerando o bem-estar das pessoas e das comunidades. Elas se baseiam na cooperação entre diferentes atores que estão dispostos a trocar informações e adquirir conhecimento potencialmente útil através da aquisição de aprendizagens. A ONG Aconchego começou a desenvolver o projeto Irmão Mais Velho (IMV) em 2008, ele é direcionado a crianças e adolescentes acolhidos em instituições e acontece com o apoio de voluntários estudantes do 9º ano e Ensino Médio e parceiros que visam a convivência comunitária, a construção de vínculos afetivos e a formação de redes sociais com os abrigados. Esse trabalho tem como objetivo conhecer o que levou o IMV a ser considerado uma inovação social, um estudo de caso foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo. Os dados da pesquisa, entrevistas semiestruturadas, análise documental e a observação participante, foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Constatou-se que as categorias previamente estabelecidas com base na literatura são existentes e exploradas dentro da organização, sendo elas: mudança social qualitativa, transformações duradouras no bem-estar coletivo, autonomia na tomada de decisão, conhecimento partilhado e troca de informação, motivação nos ciclos de aprendizagem e equipes flexíveis e colaborativas. E ainda foi descoberta uma nova categoria que se mostrou essencial na construção e no desenvolvimento do projeto: recursos (humanos, financeiros e materiais).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons