Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16006
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TaynaBritoCoradodeSouza_tcc.pdf469,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Clima organizacional e satisfação no trabalho em uma empresa do mercado de seguros
Autor(es): Souza, Tayná Brito Corado de
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Clima organizacional
Ambiente de trabalho
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 29-Nov-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: SOUZA, Tayná Brito Corado de. Clima organizacional e satisfação no trabalho em uma empresa do mercado de seguros. 2016. 49 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho consistiu em investigar relações entre o clima organizacional percebido pelos funcionários em uma empresa de seguros e a satisfação destes com o trabalho. A população foi composta por 49 trabalhadores, dentre os quais 40 responderam à pesquisa. Foram aplicados questionários via plataforma eletrônica, compostos por dois instrumentos previamente validados: Diagnóstico de clima nas equipes e Escala de Satisfação no Trabalho. Foram produzidas análises estatísticas descritivas e correlações bivariadas de Pearson. Os resultados indicaram correlações significativas e positivas entre as variáveis, evidenciando que quanto mais positiva a percepção de clima, maior a satisfação dos funcionários. A associação mais representativa se deu entre o fator de clima “relacionamento” e a satisfação com a chefia. Dentre os pontos que necessitam de melhoria, sugere-se a adoção de práticas alternativas voltadas para o aumento da percepção de clima como forma de maximizar a satisfação dos seus funcionários, como a reestruturação das políticas de remuneração, por exemplo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons