Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucianaMariaMarquesDeOliveira_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino da arte com tecnologias digitais : um desafio na Escola Municipal Professor Giuseppe Carnimeo
Autor(es): Oliveira, Luciana Maria Marques de
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Arte - estudo e ensino
Tecnologia na educação
Dispositivos móveis
Fotografia
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: OLIVEIRA, Luciana Maria Marques de. O ensino da arte com tecnologias digitais: um desafio na Escola Municipal Professor Giuseppe Carnimeo. 2016. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2016.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa teórico-prática e reflexiva a respeito do ensino de Arte e o possível uso de tecnologias digitais em escola da rede pública municipal de Barretos. O surgimento de novas tecnologias na sociedade acaba influenciando as instituições escolares apresentando novos paradigmas e novas práticas educacionais. O acesso a essas tecnologias e a atualização dos profissionais da educação se faz necessário para que a sala de aula se apresente como algo prazeroso e incentivador do processo ensino/aprendizagem. Utilizou-se uma metodologia que incluiu o uso do aparelho celular para tirar fotografia como instrumento didático-pedagógico nas atividades, a fim de despertar a responsabilidade ao manusear este instrumento e entender que se pode atribuir outro uso a ele e, também, o programa de software Gimp para motivar os alunos e proporcionar uma aula mais atrativa, bem com oportunizar as possibilidades de ir além em seus estudos nesta interação com o computador.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons