Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoseMartinsBorgesJunior_tcc.pdf929,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A coprodução de serviços públicos na perspectiva do cidadão : um estudo no Distrito Federal brasileiro
Autor(es): Borges Júnior, José Martins
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Serviço público
Governo do Distrito Federal (GDF)
Administração pública
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 9-Fev-2017
Referência: BORGES JÚNIOR, José Martins. A coprodução de serviços públicos na perspectiva do cidadão: um estudo no Distrito Federal brasileiro. 2016. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Considerar o cidadão somente como o consumidor final de serviços públicos é visão ultrapassada e que muitas vezes não corresponde mais à realidade. A coprodução de serviços surge como uma tendência na relação entre cidadão e governo, propiciando a participação mútua em atividades públicas presentes no cotidiano do cidadão. Este estudo identificou o atual nível de coprodução em serviços públicos de segurança, saúde e meio ambiente dos cidadãos do Distrito Federal (DF) brasileiro, bem como os motivos que fomentam a coprodução. Os dados do estudo foram coletados por meio de um survey adaptado do trabalho de Loffler et al. (2008) e analisados pelos métodos estatísticos Teste T de Student, Coeficiente de Correlação de Spearman e por modelos de regressão linar. Pelas respostas de 360 habitantes do DF foi visto que os cidadãos colaboram mais com serviços de saúde, meio ambiente e segurança, nessa ordem, e que no futuro intencionam coproduzir mais do que atualmente. Concluiu-se que quanto mais seguro um cidadão se sente, menor será a coprodução e quanto mais saudável se considera, maior a coprodução. Também se constatou que o voluntarismo influencia positivamente a ocorrência da coprodução nas três áreas. Por fim, o levantamento permitiu conhecer mais sobre o padrão de comportamento do coprodutor do Distrito Federal brasileiro, reunindo informações úteis para futuros pesquisadores do tema e que ajudam a entender mais sobre seu perfil e hábitos no contexto da administração pública.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons