Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaSantosLima_tcc.pdf2,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no BRT Sul : uma análise construtivista da percepção do usuário
Autor(es): Lima, Fernanda Santos
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Coorientador(es): Silva, Roberto Bernardo da
Assunto: Transporte público
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 21-Out-2016
Data de publicação: 13-Fev-2017
Referência: LIMA, Fernanda Santos. Usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no BRT Sul: uma análise construtivista da percepção do usuário. 2016. 109 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O sistema de transportes urbanos é considerado um serviço de caráter fundamental para a população, pois garante ao usuário o acesso à mobilidade. O sistema Bus Rapid Transit (BRT) tem se mostrado uma alternativa mais vantajosa frente a outros sistemas de transporte, devido à menor complexidade e custo de implantação. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nesse sentido, desempenham um papel de destaque para que, não apenas o BRT, mas qualquer sistema de transportes alcance maiores níveis de eficiência na prestação de serviço. Desse modo, este estudo buscou analisar a percepção dos usuários em relação às TIC utilizadas no BRT Sul – que atende as regiões administrativas de Santa Maria, Gama e Park Way no Distrito Federal. A análise multicritério foi utilizada para verificar a influência dessas para a compreensão da usabilidade com foco na qualidade do serviço prestado. Como resultado, verificou-se que o modo de funcionamento atual desses dispositivos lhe confere uma avaliação de baixa usabilidade na percepção dos usuários, que não classificam esta utilização como de relevância para a qualidade do serviço prestado. Verificou-se que, o critério valor da marca apresentou melhor desempenho, enquanto o critério conforto na movimentação do usuário – considerado o principal elemento de impacto para usabilidade do serviço – obteve o pior desempenho. Os critérios aprendizado e interface obtiveram desempenhos inferiores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons