Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1606
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_MiltonCamposSiqueira.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Critérios para preparação de aeroportos para operar como hub
Autor(es): Siqueira, Milton Campos
Orientador(es): Fortes, José Augusto Abreu Sá
Assunto: Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Tráfego aéreo
Data de apresentação: 20-Jun-2008
Data de publicação: 22-Mar-2011
Referência: SIQUEIRA, Milton Campos. Critérios para preparação de aeroportos para operar como hub. 2008. 115 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Neste trabalho, uma pesquisa sobre infra-estrutura aeroportuária com foco em sistema hub foi realizada. Foram apresentadas as características e particularidades dos principais aeroportos existentes em diversos países do mundo, em relação à sua infra-estrutura. Além dos aeroportos estrangeiros, foram analisados os principais aeroportos do Brasil, no qual foram apresentadas as principais características de sua infra-estrutura. As principais companhias aéreas e condições de tráfego aéreo no Brasil foram avaliadas. A definição de hub-and-spoke e os principais parâmetros que caracterizam esse tipo de aeroporto foram estudados. Foram avaliadas todas as vantagens e desvantagens dos aeroportos que utilizam o sistema hub-and-spoke. Foi elaborado portanto, a lista de critérios essenciais respeitados para escolha de determinado aeroporto para atuar como hub. Por fim, após análise dos aeroportos brasileiros caracterizados como hub, foi sugerido quais outros aeroportos no Brasil têm potencial para operar no sistema hub and spoke.
Abstract: In this Paper a survey about airport infrastructure in hub and spoke technique was basically prepared. The characteristics and peculiarities of the main airports all over the world were introduced. Together with foreign units, major airports in Brazil were also analyzed and the main characteristics of the infrastructure were presented using same goal. The most important airlines and air traffic in Brazil were evaluated. The definition of hub-and–spoke and also the main standard measures which describe this type of airport operation were studied. The benefits and the disadvantages in airports where the hub-and-spoke system is adopted were evaluated. So, it was developed one list with the criterions to be observed and taken in order to choose the airport which is going to act as a hub one. Finally, after the analysis of the Brazilian airports classified as hub, other ones were indicated since they are also potentially able to work in the hub-and-spoke system.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.06.TCC.1606
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.