Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RafaelaDaSilvaGomes_tcc.pdf486,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do perfil do Microempreendedor Individual – MEI no DF
Autor(es): Gomes, Rafaela da Silva
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Empreendedor - perfil
Empreendedorismo
Microempreendedor Individual (MEI)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 16-Fev-2017
Referência: GOMES, Rafaela da Silva. Análise do perfil do Microempreendedor Individual – MEI no DF. 2016. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Pesquisas que analisam o perfil empreendedor dos microempreendedores individuais são importantes, visto a grande quantidade de inscritos no programa, aproximadamente 6 milhões de MEIs e o impacto na economia que se tem, 27% do PIB são representados por pequenos negócios. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o perfil empreendedor do microempreendedor individual no DF. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Realizou-se um estudo empírico por meio de levantamento, cuja coleta de dados ocorreu com a utilização de questionário, o qual foi aplicado a uma amostra aleatória de 100 microempreendedores individuais no Distrito Federal. Os resultados indicam que o perfil dos microempreendedores é: maioria homens, os homens são mais propensos a correr riscos, os que são acima de 30 anos são os principais atuantes em correr o risco. Os adeptos ao MEI são maioria entre 19 a 30 anos e tem o ensino médio completo. Os microempreendedores por oportunidade têm uma renda mensal maior que os por precisão. Em sua maioria não possuíram educação financeira desde cedo, porém estão procurando por estudos. Tem no geral perfil de organizados sendo esses mais ativos nas tomadas de decisões rápidas, frente às dificuldades são otimistas podendo às vezes não mostrar tais características. Tem que trabalhar a habilidade de persistir em seus valores e não abrirem mão de seus sonhos. São felizes no que fazem e mostram dispostos a saciar as necessidades de seus clientes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons