Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MerciaDalyanneLopesdeAraujo_tcc.pdf812,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qillqaqkuna piruwmanta : Felipe Guaman Poma de Ayala e o inca Garcilaso de La Vega
Autor(es): Araújo, Mércia Dalyanne Lopes de
Orientador(es): Nogueról, Luiz Paulo Ferreira
Assunto: Identidade cultural
Índios - identidade
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 20-Fev-2017
Referência: ARAÚJO, Mércia Dalyanne Lopes de. Qillqaqkuna piruwmanta: Felipe Guaman Poma de Ayala e o inca Garcilaso de La Vega. 2016. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo abordar de modo difuso a dupla-relação entre a vida e a obra do indígena Felipe Guaman Poma de Ayala e a do mestiço Inca Garcilaso de la Vega na América Espanhola dos séculos XVI e XVII, ambos nascidos no Peru. Em adição, a monografia tem o intuito de entender o peso da identidade indígena na figura do primeiro personagem e as consequências do nascimento da ideia de mestiçagem com o segundo, no Vice-Reino do Peru, comparando-as com situações similares da América Portuguesa. Além do mais, a monografia também se preocupou em tocar em pontos, como o do peso identitário e simbólico dos dois autores que ainda que subalternos à colonização, não perderam as origens e identidades culturais no presente contexto histórico, apesar das ambivalências.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons