Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NathaliaXavierDeAlcantara_tcc.pdf377,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Repasses do programa bolsa família e os gastos sociais dos municípios brasileiros em 2013
Autor(es): Alcântara, Nathália Xavier de
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Gasto público
Programa Bolsa Família
Orçamento público
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Fev-2017
Referência: ALCÂNTARA, Nathália Xavier de. Repasses do programa bolsa família e os gastos sociais dos municípios brasileiros em 2013. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em um país com tantos problemas de desigualdade sociais, criou-se em 2003 o Programa Bolsa Família com o objetivo de combater a fome e a pobreza. Diante da autonomia relativa que os municípios possuem de alocar os recursos disponíveis, buscou-se analisar o quanto as prefeituras investiram em áreas sociais. Esta pesquisa relaciona a quantidade de benefícios repassados pelo programa aos municípiose o quanto estes investiram em áreas sociais, no ano de 2013. Para alcançar o objetivo proposto, utilizaram-se variáveis que mediram o valor do gasto social em relação ao gasto total e também o gasto social médio por habitante. A partir disso, utilizaram-se testes de médias para relacionar essas variáveis e verificar se há influência do programa bolsa família nos investimentos sociais municipais. De maneira geral, os resultados mostraram que a quantidade recebida pelos municípios de repasses do programa não apresentou influência significativa nos investimentos sociais municipais. Portanto, verificou-se que os valores repassados pelo Programa Bolsa Família, no ano de 2013, não influenciou os gastos sociais nos municípios brasileiros.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons