Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_FranciscoSilva_HamiltonMachado_TeresaSilva.PDF1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da implantação do sistema CNS/ATM na área de movimento aeroportuária : estudo de caso : Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Autor(es): Silva, Francisco Benigno da
Machado, Hamilton Antônio
Silva, Teresa Cristina Guimarães Jardim da
Orientador(es): Yamashita, Yaeko
Assunto: Infraestrutura aeroportuária
Tráfego aéreo
Aeroportos
Data de apresentação: Ago-2002
Data de publicação: 23-Mar-2011
Referência: SILVA, Francisco Benigno da; MACHADO, Hamilton Antônio; SILVA, Teresa Cristina Guimarães Jardim da. O impacto da implantação do sistema CNS/ATM na área de movimento aeroportuária: estudo de caso: Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. 2002. 136 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
Resumo: Esta dissertação analisa o impacto da implantação do sistema mundial de Comunicações, Navegação e Vigilância / Gerenciamento de Tráfego Aéreo - CNS/ATM na infra-estrutura aeroportuária com relação à capacidade da área de movimento do Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos. Para tanto é aplicado um modelo científico que permite demonstrar a capacidade do sistema aeroportuário com relação a sua infra-estrutura, antes e após a implantação do Sistema CNS/ATM. Desta forma, o modelo é simulado considerando cinco cenários. O primeiro cenário representa a atual configuração física, operacional e a demanda. Nos demais, são introduzidas inovações com a adoção dos novos conceitos advindos do CNS/ATM, com a evolução da demanda e, finalmente, com a incorporação da terceira pista de pouso. O quinto contempla, em relação ao quarto, a terceira pista de pouso/decolagem, cuja implantação é prevista no plano diretor do aeroporto, aprovado em 27 de maio de 1983. Os resultados do Cenário 5 mostraram que, mesmo introduzindo o CNS/ATM e a terceira pista, é necessário se incorporar outras estratégias para se reduzir os atrasos em certos intervalos de hora ao longo do dia. Nesse aspecto, é importante avaliar com mais profundidade a natureza desses atrasos para a partir daí se determinar que medidas teriam um resultado mais efetivo ao serem aplicadas.
Abstract: This monograph aims to analyse the impact of the Communications, Navigation and Surveillance/ Air Traffic Management (CNS/ATM) systems worldwide on the airport infrastructure regarding São Paulo’s International Airport – Guarulhos airfield capacity. In order to accomplish this objective, the study employs a scientific model that shows the capacity of the airport sistem considering its infrastructure, before and after the implementation of the CSN/ATM. Therefore, the model is execute to five different scenarios. The first one presents the actual airport physic and operational configuration, and forecast. The other scenarios consider the new concepts of the CNS/ATM system, the addition of forecast evolution and finally, the inclusion of the third runway, predicted in the São Paulo’s International Airport – Guarulhos Master Plane, approved in 27/05/83.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2002.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2002.08.TCC.1609
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.