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Título: A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas
Autor(es): Oliveira, Rafael Xavier de
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Assunto: Analistas de mercado
Disclosure
Empresas de capital aberto
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Fev-2017
Referência: OLIVEIRA, Rafael Xavier de. A cobertura dos analistas de mercado e social disclosure em empresas brasileiras abertas. 2016. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar se existe relação positiva entre a cobertura dos analistas de mercado e o nível de social disclosure em empresas brasileiras de capital aberto. Para isso, foram avaliados os relatórios sociais e demonstrações financeiras de 86 empresas listadas no Índice Brasil 100 (IBrX-100) da BM&FBovespa, no período compreendido de 2005 a 2014. Fez-se uso do índice de social disclosure (ISD), métrica construída e validada por Gonçalves (2011), fundamentada nos estudos de Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004) para mensurar o nível de evidenciação social praticado pelas empresas. A pesquisa dividiu-se em 3 (três) partes: a) fundamentação teórica; b) análise descritiva dos dados referentes ao nível de evidenciação social das empresas componentes da amostra; e c) análise da regressão linear múltipla com dados em painel, para validação dos determinantes do social disclosure. Nesta última etapa, foi possível verificar que as variáveis Setor, Tamanho, Fundos Socialmente Responsáveis e Cobertura dos analistas de mercado influenciam positivamente no nível de evidenciação social; ressalta-se que a variável Auditoria também apresentou relação positiva com a variável dependente ISD, mas apenas para o primeiro período investigado (2005 – 2009). Quanto as variáveis Endividamento e Internacionalização, estas não se apresentaram significativas em nenhum momento dentro do modelo, muito embora, dentro da análise descritiva dos dados, a variável Internacionalização tenha sido relevante ao se analisar as empresas que apresentaram os maiores níveis de evidenciação social. A partir dos resultados encontrados, a hipótese de pesquisa foi confirmada, de que empresas que recebem maior cobertura por parte dos analistas de mercado apresentam maiores níveis de evidenciação social. Constatou-se também que não houve um movimento de melhoria na qualidade da evidenciação, no decorrer dos anos, das informações de cunho social das empresas brasileiras.
Abstract: The aim of this study is to verify if there is a positive relationship between the coverage by market analysts and the level of social disclosure in Brazilian publicly-traded companies. To that end, social reports and financial reports of 86 companies listed in the BM&FBovespa’s Brasil 100 Index (IBrX-100) were analyzed in the period of 2005 to 2014. The Social Disclosure Index (SDI), created and validated by Gonçalves (2011) based on the studies of Ramanathan (1976), Haydel (1989), and Hammond and Miles (2004), was used to measure the level of social disclosure practiced by those companies. The research study was divided into three parts: a) theoretical grounds; b) descriptive analysis of the data on the level of social disclosure of the companies in the sample; and c) analysis of the multiple linear regressions with panel data to validate social disclosure determining factors. In this final stage, it was possible to verify that the variables Sector, Size, Socially responsible funds, and Market analyst coverage have a positive influence in the level of social disclosure; it is also relevant to point out that the variable Audit also presented a positive relation with the SDI dependent variable, but only on the first period under analysis (2005 – 2009). The variables Indebtedness and Internationalization were not especially significant at any time within the model, although in the descriptive data analysis the variable Internationalization was relevant while analyzing companies that presented the highest levels of social disclosure. Based on the results found, the study’s hypothesis was confirmed: companies that have larger coverage of market analysts present higher levels of social disclosure. Also found that throughout the years, there was no improvement in the quality of disclosure of socially relevant information by the Brazilian companies analyzed.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
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