Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16113
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PriscilaCarolineTiburcio_tcc.pdf386,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança corporativa : um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Tiburcio, Priscila Caroline da Silva
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Governança corporativa
Auditoria
Contabilidade
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Fev-2017
Referência: TIBURCIO, Priscila Caroline da Silva. Governança corporativa: um estudo sobre a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2016. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a internacionalização do mercado e o crescimento acelerado das empresas na atualidade pode-se perceber o aumento na busca da eficiência da gestão, e consequente difusão dos conceitos de Governança Corporativa, acarretando na necessidade de profissionais que detenham o conhecimento do assunto, pois diante de uma constante e acelerada mudança, necessita-se de um profissional contábil que conheça bem todo o contexto no qual a entidade se enquadra e que entenda a importância das informações geradas em âmbito de gestão e alinhamento as diretrizes da instituição. Assim, este estudo visa descrever a percepção dos alunos dos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, para o segundo semestre de 2016, selecionados apenas aqueles que encontram-se próximo ao semestre de conclusão do curso, visando assim, atingir alunos que já tenham cursado grande parte das matérias obrigatórias do projeto pedagógico. Para análise utilizou-se de pesquisa exploratória descritiva, com uma análise dos resultados nele obtidos. A metodologia utilizada foi a de questionário com 14 questões fechadas. A amostra foi de 44 alunos que encontram-se a, no máximo, 2 semestres para conclusão do curso, conforme fluxo regular da graduação, sendo para o curso diurno selecionados alunos que encontram-se a partir do 7° semestre, e os alunos do período noturno que encontram-se a partir do 9° semestre. Por fim, possibilita-se a aplicação desta pesquisa em outros períodos para avaliar as variações ocorridas no tempo, aplicar a alunos que encontram-se em diferentes posições no fluxo do curso para avaliar a diferença da percepção entre ele e aplicar esta pesquisa ao curso de administração para que seja avaliada a percepção dos futuros profissionais envolvidos diretamente à gestão das empresas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons