Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16114
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MatheusLaraDeSouza_tcc.pdf905,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso da informação contábil em micro e pequenas empresas de Taguatinga – DF
Autor(es): Souza, Matheus Lara de
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Pequenas e médias empresas
Contabilidade gerencial
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Fev-2017
Referência: SOUZA, Matheus Lara de. O uso da informação contábil em micro e pequenas empresas de Taguatinga – DF. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Acompanhando o crescimento no número total de empresas no Brasil o segmento das Micro e Pequenas empresas vêm aumentando a sua participação na economia nacional. De acordo com Sebrae (2014a) as MPE representaram 98,1% sobre o total de instituições em 2012 e contribuíram para geração de renda e postos de emprego. Apesar do crescimento numérico é possível observar um considerável índice de falência das MPE, sendo as falhas gerenciais uma das principais razões para o encerramento dos pequenos negócios (SEBRAE, 2007). No âmbito do processo decisório Marion (2000, p.9) afirma “frequentemente, os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio. Por isso, há necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão". Nesse sentido o presente estudo tem por objetivo avaliar a utilização da informação contábil em Micro e Pequenas empresas. Com esse intuito, buscou-se desenvolver previamente os conceitos sobre contabilidade e MPE para em seguida avaliar a relação dos gestores com as informações contábeis. Dessa forma busca-se entender a afinidade dos empreendedores com a contabilidade, as suas demandas internas por informação e assim aperfeiçoar e ampliar a utilização da contabilidade. A pesquisa de campo foi realizada nas Avenidas Comercial Norte e Sandu Norte de Taguatinga-DF através da aplicação de questionário (Apêndice 1) em uma amostra não probabilística de 50 empresas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons