Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThayanneCostaDaSilva_parcial.pdf223,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade da informação contábil : uma survey investigativa acerca das proxies da qualidade da informação contábil aplicada aos discentes de graduação em ciências contábeis
Autor(es): Silva, Thayanne Costa da
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Informação contábil
Contabilidade
Data de apresentação: 28-Nov-2016
Data de publicação: 24-Fev-2017
Referência: SILVA, Thayanne Costa da. Qualidade da informação contábil: uma survey investigativa acerca das proxies da qualidade da informação contábil aplicada aos discentes de graduação em ciências contábeis. 2016. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A busca por convergência contábil e por informações contábeis de qualidade é cada vez maior. A troca de informações entre usuários da informação contábil de diversos países é cada vez mais frequente, o que torna a convergência contábil extremamente necessária, a fim de que se alcance uma só linguagem contábil no mundo. Uma informação contábil de qualidade traz confiança às demonstrações contábeis, por isso, é de suma importância que os discentes de Ciências Contábeis tenham conhecimento acerca das proxies da qualidade da informação contábil. Utilizou-se neste estudo uma survey investigativa acerca da qualidade da informação contábil. O objetivo foi identificar o nível de entendimento dos discentes de Ciências Contábeis sobre características da qualidade da informação contábil. Para atingir o objetivo, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário sobre a qualidade dessas informações. As proxies abordadas foram: persistência, conservadorismo, gerenciamento de resultado e value relevance, dentre as quais vem sendo amplamente discutida no ambiente contábil nacional e internacional. Foram utilizados como amostra os estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior privada e outra pública do Distrito Federal. Pode-se concluir que os respondentes possuem um maior nível de entendimento acerca da dimensão relevância (81,76%), seguida por gerenciamento de resultados (66,88%), conservadorismo (48,79%) e, por último, persistência (47,75%).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons