Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16122
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CleytonHenriqueDeJesus_tcc.pdf863,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção científica no terceiro setor no Brasil : uma análise sobre a evolução das publicações contábeis no período entre 2000 a 2015
Autor(es): Jesus, Cleyton Henrique Dias de
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Demonstrações contábeis
Associações sem fins lucrativos
Informação contábil
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Fev-2017
Referência: JESUS, Cleyton Henrique Dias de. Produção científica no terceiro setor no Brasil: uma análise sobre a evolução das publicações contábeis no período entre 2000 a 2015. 2016. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Estado não é eficiente em ajudar a população mais carente com políticas públicas assistencialistas, por esse motivo as entidades do terceiro setor são de grande importância para preencher a lacuna deixada pelo Estado no amparo a parcela mais vulnerável da sociedade. Nesse contexto, nota-se a importância do terceiro setor para um significativo número de indivíduos, especificamente no Brasil. Logo, espera-se que a comunidade acadêmica perceba a importância das organizações da sociedade civil e produza os trabalhos científicos necessários para subsidiar a resolução de problemas sobre as entidades beneficentes. Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução das produções científicas em contabilidade focadas em entidades do terceiro setor durante o período de 2000 a 2015. Essa premissa permitiu identificar o atual estado das pesquisas científicas sobre o terceiro setor. O objetivo deste trabalho foi atingido utilizando-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, e foi baseado nos estudos de Olak et al. (2008). A amostra é não probabilística e deriva de artigos publicados em revistas acadêmicas contábeis, teses e dissertações de programas de pós-graduação com conceito 3 ou superior e trabalhos aprovados em congressos. Os resultados indicam haver pouco interesse na disseminação de trabalhos acadêmicos contábeis sobre o terceiro setor, e há estagnação quanto a quantidade de produções por ano, do período estudado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons