Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GabrielaRodriguesFarias_parcial.pdf277,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino da contabilidade gerencial : as diferenças nos programas de ensino entre universidades
Autor(es): Farias, Gabriela Rodrigues
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Contabilidade gerencial
Ciências Contábeis - ensino superior
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 24-Fev-2017
Referência: FARIAS, Gabriela Rodrigues. Ensino da contabilidade gerencial: as diferenças nos programas de ensino entre universidades. 2016. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho discorre sobre as divergências existentes no ensino da Contabilidade Gerencial entre países e tem por objetivo verificar as particularidades dos conteúdos de Contabilidade Gerencial entre as universidades de diferentes regiões do mundo. A justificativa para a realização desta pesquisa se deve ao fato de a Contabilidade Gerencial sofrer influência considerável de fatores culturais, sociais, políticos e econômicos do ambiente ao qual ela está inserida. Estas diferenças acabam por impactar, também, o ensino da mesma, visto que ele está fortemente ligado às práticas adotadas em determinada região. Para o alcance de nosso objetivo, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório entre as 200 melhores universidades de acordo com o QS World University Rankings do ano de 2014, a qual obteve acesso a 111 programas de ensino de 66 universidades. Foram encontrados 78 itens de conteúdos dos quais 47, ou seja, mais da metade, estavam presentes em menos de dez planos de ensino, existindo, inclusive, itens vistos somente em uma universidade. Percebeu-se que mesmo dentro de um determinado grupo de assuntos, como Custos ou Controle, existe uma grande quantidade de itens que aparecem com frequência inferior dez entre os planos de ensino das universidades analisadas. O que difere as universidades são estes conteúdos característicos de cada uma, os quais mostram preocupações diferentes com as diversas questões relacionadas a área de Contabilidade Gerencial.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pelo autor. Conteúdo Disponível: Resumo.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons