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dc.contributor.advisorCruz, Fernanda Natasha Bravo-
dc.contributor.authorCardoso, Ana Carolina Fonseca-
dc.identifier.citationCARDOSO, Ana Carolina Fonseca. Participação política e avaliação de políticas públicas: o caso do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF). 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o estudo sobre o Conselho de Educação do Distrito Federal e a avaliação de políticas públicas educacionais no ente federativo. O estudo justifica-se pela importância da participação da sociedade civil no aperfeiçoamento das políticas públicas. Desta forma, considera-se o caso do CEDF para observar e entender, por meio de pesquisa qualitativa, como a instituição participativa citada colabora com processos de avaliação. A noção de avaliação processual usada como busca superar uma visão eminentemente quantitativa, procurando aceder à efetividade das políticas públicas. Por meio da consideração das falas de conselheiros, da observação de reuniões e da análise de atas demonstramos que o Conselho colabora frequentemente com a avaliação processual das políticas públicas educacionais do Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConselho de Educação do Distrito Federal (CEDF)pt_BR
dc.subject.keywordParticipação socialpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleParticipação política e avaliação de políticas públicas : o caso do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-03T14:42:06Z-
dc.date.available2017-03-03T14:42:06Z-
dc.date.submitted2016-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16157-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work presents a study about the Federal District's Education Council (FDEC) and the evaluation of educational public policies in this federation unit. The study justifies itself for the civil society's participation importance in the improvement of public policies. So, the case of FDEC is considered for the observation and understanding, through qualitative research, of how the participatory institution collaborate with the process of evaluation. The notion of procedural evaluation used as parameter tries to overcome an eminent quantitative vision, looking to conform the effectiveness of public policies. Through the consideration of counselors interviews, meetings observation and registers analysis we demonstrate that the Council collaborates frequently with the procedure evaluation of educational public policies of Federal District.pt_BR
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