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Título: Relação entre o investimento público e privado em infraestrutura de transporte rodoviário na região sudeste do Brasil : um estudo do período de 2005 à 2015
Autor(es): Carneiro, Marcos Vinicius de Almeida
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Transportes - Brasil
Rodovias
Investimentos
Transporte rodoviário
Investimentos privados
Investimentos públicos
Infraestrutura - transporte
Infraestrutura rodoviária
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Mar-2017
Referência: CARNEIRO, Marcos Vinicius de Almeida. Relação entre o investimento público e privado em infraestrutura de transporte rodoviário na região sudeste do Brasil: um estudo do período de 2005 à 2015. 2016. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os investimentos em infraestrutura de transporte rodoviário foram de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Brasil (BERTUSSI e ELLERY JUNIOR, 2011). Entretanto, a longo prazo se faz necessário um planejamento de modo a desenvolver uma estrutura de maneira a torná-la cada vez mais eficiente, e no caso do Brasil, o investimento privado é apontado como um dos principais fatores para que isso ocorra (CNT, 2015). Levando isto em conta, este estudo teve por objetivo analisar a relação entre o investimento público e investimento privado em infraestrutura de transporte rodoviário na região sudeste, por meio de estatística descritiva, tendo por amostra o período de 2005 até 2015, de modo a verificar qual a influência do investimento público sobre o privado. Os valores desembolsados pelos setores público e privado em infraestrutura de transporte rodoviário foram extraídos das execuções orçamentárias do estados que compõem a região sudeste e dados da Associação Brasileira de Concessionárias Rodoviárias (ABCR). A partir disso, os dados foram todos trazidos a valor presente de 2015 (IGP-M) e agrupados por ano e setor de modo que se estabeleceram duas variáveis: (i) investimento público em infraestrutura de transportes e (ii) investimento privado em infraestrutura de transportes, de modo que ambas pudessem ser relacionadas através de estatística descritiva. Por fim, chegou-se a conclusão de que a relação entre as variáveis existe porém é menos impactante do que o esperado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
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