Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MyrianaDeFariaFerreira_tcc.pdf455,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da rede de atores no processo de implementação do PAA/DF – Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade compra direta com doação simultânea
Autor(es): Ferreira, Myriane de Faria
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Políticas públicas
Agricultura familiar
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Mar-2017
Referência: FERREIRA, Myriane de Faria. Análise da rede de atores no processo de implementação do PAA/DF – Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade compra direta com doação simultânea. 2016. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Hevendo a necessidade de incentivo da agricultura familiar na comercialização de seus produtos, acrescido da situação da fome de populações que se encontram em situação de insegurança alimentar, instituiu o Governo Federal, o PAA- Programa de Aquisição de Alimentos através do artigo 19 da Lei n° 10.696, de 2 de junho de 2003; e assim por meio das iniciativas deste programa, buscou-se solucionar estes problemas públicos. O objetivo deste trabalho foi identificar e descrever a configuração da rede dos atores envolvidos no processo de implementação do PAA/DF – Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Direta com Doação Simultânea, e como os mesmos interagem entre si. Para tanto, houve um estudo da implementação do programa juntamente com a identificação destes atores, que foi alicerçado na teoria das redes de políticas públicas. Trata-se de uma pesquisa descritiva sobre o programa; para tanto foi realizado um estudo documental e bibliográfico, juntamente com duas entrevistas semi-estruturadas realizadas na Seagri. Para que o PAA/DF-CDS alcance seus objetivos de incentivar a agricultura familiar por meio da compra da sua produção, e também promover o acesso à alimentação às pessoas em situação de insegurança alimentar por meio de entidades socioassistenciais, conclui-se que os atores envolvidos na implementação do programa atuam conjuntamente numa rede, com a participação majoritária de atores estatais, numa relação aproximada de cooperação e interdependência, o que possibilita que haja interação entre os mesmos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons