Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuizHenriqueSantosBrandao_tcc.pdf600,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: História, colonialidade e história da África no ensino médio : uma análise de manuais didáticos de história inclusos no PNLD de 2015 para Ensino Médio
Autor(es): Brandão, Luiz Henrique Santos
Orientador(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: História - estudo e ensino
Livros didáticos
África - história
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 7-Mar-2017
Referência: BRANDÃO, Luiz Henrique Santos. História, colonialidade e história da África no ensino médio: uma análise de manuais didáticos de história inclusos no PNLD de 2015 para Ensino Médio. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Os objetivos centrais que este trabalho visa atingir são apresentar o problema da colonialidade e alguns dos principais autores e autoras que se dedicam a estudá-lo no âmbito da educação assim como aplicar estas reflexões numa análise detalhada dos discursos tácita ou explicitamente presentes em alguns manuais didáticos brasileiros de História listados no PNLD de 2015. As discussões aqui presentes estão norteadas pelos conceitos de Orientalismo (conjunto de discursos auto-referenciados produzidos pelo Ocidente sobre o Oriente), alienação (relação de dominação/exploração em que há a imposição de um deslocamento do centro ontológico de um sujeito ou grupo para outro) e criação ativa de ausências (normatização do real de acordo com padrões ocidentais modernos) propostos por Edward Said, Frantz Fanon e Boaventura de Sousa Santos respectivamente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons