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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Patrícia Tuxi dos-
dc.contributor.authorSousa, Ana Cristina Rodrigues Lima-
dc.contributor.authorSilva, Antônia Mendonça da-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Cristina Rodrigues Lima; SILVA, Antônia Mendonça da. Gêneros textuais no ensino de português como segunda língua para os surdos. Ocorre esse ensino em sala de aula? 2016. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é analisar os gêneros textuais apresentados no processo seletivo do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), especificamente na área de linguagens e códigos e suas tecnologias com um recorte no tema „gêneros textuais‟ para uma reflexão sobre este no ensino de português como segunda língua, sob a perspectiva avaliativa do certame dos respectivos anos 2013, 2014 e 2015 que é o objeto de estudo deste trabalho. A metodologia adotada é descritiva-analítica. Abordamos alguns conceitos sobre o ensino de português para surdos e questões de adaptação da prova sob o ponto de vista de segunda língua para o participante surdo que tem LIBRAS com L1. O trabalho apresenta análise das provas do ENEM, entrevistas com professores da rede pública de ensino do Distrito Federal e com os alunos atendidos no âmbito da escola pública com o ensino de português como segunda língua. Na pesquisa constatamos a grande problemática da falta de adaptação apropriada na prova escrita e também na linguagem utilizada no exame para o aluno surdo que pode influenciar no seu desempenho na realização do ENEM e quais melhorias poderiam ser feitas tanto no certame quanto na forma de ensinar na sala de aula. Assim sendo, os textos abordados no ENEM devem ter uma adaptação quanto à linguagem utilizada nas questões, pois o aluno surdo precisa compreender o português escrito na sua integridade e na contextualização da língua para quando se deparar com exames como do ENEM não serem prejudicados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.subject.keywordSurdos - aquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.titleGêneros textuais no ensino de português como segunda língua para os surdos. Ocorre esse ensino em sala de aula?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-03-14T15:31:41Z-
dc.date.available2017-03-14T15:31:41Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16235-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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