Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarceloGomesGuidi_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise sobre a eficiência das companhias do segmento de construção civil listadas na BM&FBOVESPA por meio da análise envoltória de dados DEA
Autor(es): Guidi, Marcelo Gomes
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Análise envoltória de dados (DEA)
Empresas
Construção civil - empresas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 16-Mar-2017
Referência: GUIDI, Marcelo Gomes. Uma análise sobre a eficiência das companhias do segmento de construção civil listadas na BM&FBOVESPA por meio da análise envoltória de dados DEA. 2016. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Nos últimos anos, o segmento de construção civil do Brasil vive uma das piores crises de seu setor. Ao longo do período de 2014 a 2015, foram demitidos milhares de trabalhadores. As empresas do setor apresentaram uma queda acentuada em seus lucros e algumas gigantes do setor se viram atoladas em escândalos de corrupção e a beira da falência. A crise do setor levou a um agravante na economia do Brasil, que viu nesse segmento um dos maiores crescimentos de sua história. Diante disso, o presente trabalho procurou analisar a eficiência das empresas brasileiras do segmento de construção civil na visão do ROA, no intervalo de 2009 a 2015 em períodos trimestrais. A base de dados foi obtida a partir do repositório da Economática, que apresenta as informações de companhias abertas no Brasil listadas na BM&FBOVESPA. Foram avaliadas 7 empresas do segmento de construção civil. A metodologia utilizada fez uso da análise envoltória de dados (DEA). Os resultados obtidos sugerem que em média as empresas consideradas eficientes, apresentaram maiores níveis de lucro antes dos juros e dos tributos diretos (EBIT) relacionados a menores níveis de receita líquida de vendas (RLV) e ativo operacional médio (Ᾱ).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons