Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16290
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BeatrizJuliaDe MoraesMarques_tcc.pdf463,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um teto de zinco todo seu
Autor(es): Marques, Beatriz Júlia de Moraes
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977
Análise literária
Quarto de Despejo: Diário de uma favelada (1960) - romance
Mulheres na literatura
Desigualdade social
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Mar-2017
Referência: MARQUES, Beatriz Júlia de Moraes. Um teto de zinco todo seu. 2016. [21] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar as categorias de gênero, classe e raça como elementos identitários. Tomou-se como aporte teórico as obras Um teto todo seu, de Virginia Woolf; Gênero: uma categoria útil para análise histórica, da historiadora norte americana Joan Scott; Descolonizando o conhecimento, de Grada Kilomba; e Mulher, raça e classe, de Angela Davis. Para análise da obra e da sua contribuição na construção desses elementos identitários, tomou-se como metodologia a inscrição no gênero textual feita por Bakhtin, autor de obra que teve grande contribuição nos estudos e análises dos gêneros textuais e no estudo da linguagem, contribuindo para a linguística moderna.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Monografia em Literatura, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons