Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16299
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_NathaliaFariasDaSilva_tcc.pdf611,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desconto hiperbólico : a relação entre procrastinação e desempenho acadêmico
Autor(es): Silva, Nathália Farias da
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Desconto hiperbólico
Estudantes universitários - desempenho acadêmico
Procrastinação
Estudantes universitários
Finanças comportamentais
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Mar-2017
Referência: SILVA, Nathália Farias da. Desconto hiperbólico: a relação entre procrastinação e desempenho acadêmico. 2016. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a relação entre desconto hiperbólico e o desempenho acadêmico do aluno. Apesar de estudos na área de psicologia e economia voltadas para o comportamento terem começado há muito tempo, ainda há grande dificuldade em afirmar quais características são preditoras para determinadas consequências e atitudes. Parte dessa dificuldade vem do fato de que até recentemente, poucos autores haviam tentado analisar de forma conjunta (psicologia e economia) o comportamento. A relação entre desconto hiperbólico e desempenho acadêmico começou a ser retratado atualmente, nesses estudos é revelado que uma das características mais relevantes nessa relação é a de procrastinação. A procrastinação pode ser revelada por diversos motivos, como pensar que existe tempo de sobra para realizar determinada tarefa, ou medo de falhar. Para realizar essa pesquisa, foi aplicado um questionário para 200 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília que cursavam matérias obrigatórias a partir do 6º semestre (um pouco acima da metade do curso, pela dificuldade de manter seu IRA alto). O IRA foi escolhido como avaliador do desempenho acadêmico, já que ele varia de acordo com as notas adquiridas nas matérias já cursadas. O questionário tentava evidenciar características que costumam estar associadas ao desconto hiperbólico, como procrastinação e viés de otimismo. Para análise dos dados foram realizados vários métodos estatísticos. Os resultados alcançados contrariam as teorias já conhecidas e o resultado esperado, sugerindo que possam existir outras influências significantes no IRA do aluno, além de seu comportamento e hábitos de estudo. Outra possibilidade é uma falha na mensuração dessas características pelo questionário.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons