Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16309
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeandroFranciscoDoCarmo_tcc.pdf312,9 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGonçalves, Rodrigo de Souza-
dc.contributor.authorCarmo, Leandro Francisco Guedes do-
dc.identifier.citationCARMO, Leandro Francisco Guedes do. Reputação corporativa e passivo contingente: uma análise nas empresas brasileiras listadas. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga a associação entre a reputação corporativa e a divulgação dos passivos contingentes nas Companhias abertas do Brasil. De natureza quali-quantitativa, a pesquisa analisou cinco categorias de contingências: Trabalhista, Cível, Fiscal, Ambiental e Outras. Dividiu-se as empresas em dois grupos (1: Com Reputação e 2: Sem Reputação). Como Proxy para reputação corporativa utilizou-se os índices Maiores e Melhores Exame, Índice de Sustentabilidade Empresarial e Selo Top Employers. A hipótese do estudo é que as empresas com reputação corporativa apresentam menores contingências. A amostra final da população é composta por 98 companhias abertas divididas igualmente entre os dois grupos de controle. Os dados foram coletados em setembro de 2016, e são referentes a 31 de dezembro de 2015 retirados das demonstrações contábeis das empresas selecionadas. Os testes estatísticos utilizados foram Kolmogorov-Smirnov para normalidade e Kruskal-Wallis para significância. A partir dos resultados do teste aplicado, não foram encontradas evidências sobre a associação entre reputação corporativa e provisões contingentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtivos (Contabilidade)pt_BR
dc.subject.keywordEmpresaspt_BR
dc.titleReputação corporativa e passivo contingente : uma análise nas empresas brasileiras listadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-21T15:53:37Z-
dc.date.available2017-03-21T15:53:37Z-
dc.date.submitted2016-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16309-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study investigates the association between corporate reputation and the disclosure of contingent liabilities in the Brazilian Open Market Companies. Of qualitative and quantitative nature, the research analyzed five categories of contingencies: Labourite, Civil, Tax, Environmental and Others. The companies were divided into two groups (1: With Reputation and 2: No Reputation). As Proxy for Corporate Reputation, the indexes of Biggest and Best Exam, Corporate Sustainability and the label of Top Employers were used. The hypothesis of the study is that companies with a corporate reputation have fewer contingencies. The final population sample is composed of 98 publicly-held companies divided equally between the two control groups. The data were collected in September 2016, and refer to December 31, 2015, taken from the financial statements of the selected companies. The statistical tests used were Kolmogorov-Smirnov for normality and Kruskal-Wallis for significance. From the results of the applied tests, no evidence was found on the association between corporate reputation and contingent provisions.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons