Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarioCelioSantosJunior_tcc.pdf894,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de liquidez e eficiência multissetorial no Brasil : um estudo sobre a existência de desigualdade em setores econômicos combinando indicadores de liquidez e eficiência
Autor(es): Santos Júnior, Mário Célio dos
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Liquidez (Economia)
Análise de eficiência (Estatística)
Indicadores de liquidez
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 21-Mar-2017
Referência: SANTOS JÚNIOR, Mário Célio dos. Análise de liquidez e eficiência multissetorial no Brasil: um estudo sobre a existência de desigualdade em setores econômicos combinando indicadores de liquidez e eficiência. 2016. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi confrontar indicadores de liquidez e eficiência a fim de encontrar um novo índice que demonstrasse uma situação de sustentabilidade da liquidez (boa liquidez e eficiência) e, a partir deste resultado, verificar qual o grau de desigualdade de sustentabilidade da liquidez de setores econômicos no Brasil. Foram utilizados os saldos das contas contábeis corrigidos ao IPCA acumulado até julho de 2016 de 279 empresas listadas na Bovespa inseridas em 52 setores econômicos distintos. A metodologia abordou a elaboração de um novo índice através do método indutivo matemático, além do cálculo do coeficiente de variação proposto por Williamson (1977), utilizado para medir desigualdades, e adaptado para o objetivo da pesquisa. A análise dos resultados indicou que o novo índice se mostrou eficaz em sua proposta ao identificar a não sustentabilidade de liquidez na maioria dos setores econômicos analisados, o que mostra uma importante característica do mercado nacional. Além disso, verificou-se setores econômicos em que há maior ou menor desigualdade de liquidez e eficiência em relação ao País.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons