Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1635
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DanielPolicena.pdf457,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Métodos de apuração de custos utilizados no setor público
Autor(es): Policena, Daniel
Orientador(es): Mota, Francisco Glauber Lima
Assunto: Despesa pública
Contabilidade de custo
Empresas públicas - finanças
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 30-Mar-2011
Referência: POLICENA, Daniel. Métodos de apuração de custos utilizados no setor público. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar os métodos de custeio utilizados nas empresas do setor público. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa em três empresas do setor público (Banco Central, SERPRO e Embrapa), o qual se utilizou um roteiro de pesquisa que se encontra em anexo. Em todas as empresas pesquisadas a metodologia de custeio utilizada é o ABC, (custo baseado em atividade), sendo que cada empresa precisou fazer adaptações a sua realidade. Durante esta pesquisa também foram levantados dados históricos sobre a implantação do sistema de custos. Ao longo da monografia são apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas e as diferenças que a prática trás em relação à teoria. O referencial teórico aborda além da metodologia ABC, outros dois métodos de apuração mais utilizados, o custeio direto e o custeio por absorção. São abordadas também todas as vantagens e desvantagens destes métodos. Além de um tópico especial sobre as principais leis e normas da legislação brasileira, onde a Lei de Responsabilidade Fiscal merece grande destaque, pois em seu artigo 50, obriga a administração pública a manter um sistema de custos. Das três empresas pesquisadas, em duas, essa Lei foi a que realmente impulsionou a implantação de um sistema de custos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1635
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.