Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KeilaKarinaMartins_tcc.pdf264,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Retrato da solidão da mulher negra em Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus
Autor(es): Martins, Keila Karina Sousa
Orientador(es): Dalcastagnè, Regina
Assunto: Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977
Quarto de Despejo: Diário de uma favelada (1960) - romance
Mulheres - representações
Mulheres na literatura
Mulheres negras
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 28-Mar-2017
Referência: MARTINS, Keila Karina Sousa. Retrato da solidão da mulher negra em Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. 2016. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar solidão da mulher negra a partir do livro Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. Buscamos entender que a partir do apagamento cultural e intelectual das pessoas negras, a trajetória dessas pessoas é marcada não somente pelo silenciamento, mas também pelas diversas violências que permeiam não os aspectos físicos, mas o aspecto simbólico principalmente com as mulheres negras. Nesse sentido, analisar a obra de Carolina Maria de Jesus é refletir a respeito da sua escrita, da sua resistência, das condições precárias e principalmente das diversas violências que as mulheres negras são submetidas no nosso país.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Monografia em Literatura, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons