Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16384
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HelenaReginaCavalcanteDuarte_tcc.pdf476,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O feminino em Objetos Cortantes de Gillian Flynn : um estudo de representação feminina na literatura de massa
Autor(es): Duarte, Helena Regina Cavalcante
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Mulheres - representações
Romance (Literatura)
Mulheres na literatura
Flynn, Gillian Schieber, 1971-
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 28-Mar-2017
Referência: DUARTE, Helena R. C. O feminino em Objetos Cortantes de Gillian Flynn: um estudo de representação feminina na literatura de massa. 2016. [47] f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O seguinte trabalho visa considerar a perspectiva da representação das mulheres na contemporaneidade literária sob um viés especifico que é o do romance denominado best-seller ou literatura de massa. O trabalho propõe um olhar sobre como essa literatura muito popular fora das academias e dos estudos canônicos tende a representar a mulher e a pensar nela sob uma perspectiva muitas vezes estereotipada e restritiva. No entanto, a obra analisada se presta a tornar diferentes as perspectivas de criação das personagens femininas para uma maior complexidade, visto que não serão adjuvantes e sim as protagonistas do enredo ali desenvolvido. Através da pluralidade de personagens femininas de relevância dentro da obra, buscou-se analisar como a representação feminina é percebida ali, tanto através de visões em terceira pessoa quanto em primeira, focando especialmente na protagonista. A partir da maneira como esse processo representativo é feito pode-se discutir de que maneira o local social da mulher está determinado ou não pelo seu meio e, também, como esse local é de grande significância para influenciar as decisões e modelos de vida dessas mulheres tanto no seu comportamento social quanto nas questões psicológicas que as norteiam tão vivamente. Dessa forma o trabalho deseja mostrar como dentro do romance de Gillian Flynn as mulheres são representadas e como essa representação feminina na literatura de massa tem uma relevância social devido as grandes vendagens dos livros best-sellers que são de grande gosto popular e grande abrangência de público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons