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dc.contributor.advisorPineli, Lívia de Lacerda de Oliveira-
dc.contributor.authorMonteiro, Beatriz Freitas Carvalho Guimarães-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Beatriz Freitas Carvalho Guimarães. Avaliação do efeito do uso da farinha de sorgo como ingrediente em massa alimentícia e das informações nutricionais complementares associadas sobre a intenção de compras utilizando análise conjunta de fatores baseados em escolhas. 2016. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Nutrição, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO sorgo é um cereal gramináceo, que é o quinto cereal mais produzido no mundo, estando atrás apenas do trigo, arroz, milho e cevada. O sorgo possui um grande potencial para ser utilizado como alimento humano, pois é isento de glúten, é mais barato, possui um sabor neutro, apresenta compostos antioxidantes e baixo índice glicêmico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso da farinha de sorgo como ingrediente em massa alimentícia e das informações nutricionais complementares associadas sobre a intenção de compras de consumidores por meio da análise conjunta de fatores baseada em escolhas. Foram selecionados quatro fatores por meio de uma revisão bibliográfica, sendo que cada um possuía dois níveis: baixo índice glicêmico (informação presente ou ausente), não contém glúten (informação presente ou ausente), sorgo em destaque (informação presente em destaque ou ausente) e antioxidantes (informação presente ou ausente). Dezesseis imagens de embalagens foram criadas baseando-se em um arranjo fatorial completo. Foram feitas vinte comparações que foram apresentadas para 122 consumidores, sendo que em cada comparação, três imagens eram expostas simultaneamente e foi solicitado que escolhessem apenas uma dentre elas, também podiam escolher nenhuma das opções. Foram calculadas as utilidades de cada nível e a importância de cada atributo utilizando o programa XLSTAT. Observou-se que o atributo sorgo foi o que menos influenciou na intenção de compra dos consumidores. Já a informação “Não contém glúten” foi a que mais influenciou positivamente a intenção de compra, o segundo atributo foi “Baixo índice glicêmico” e o terceiro, “Contém antioxidantes”.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSorgopt_BR
dc.subject.keywordMassas alimentíciaspt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - preferênciapt_BR
dc.titleAvaliação do efeito do uso da farinha de sorgo como ingrediente em massa alimentícia e das informações nutricionais complementares associadas sobre a intenção de compras utilizando análise conjunta de fatores baseados em escolhaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-31T19:51:03Z-
dc.date.available2017-03-31T19:51:03Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16443-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Sorghum is the fifth most important cereal crop after wheat, rice, maize and barley. Sorghum has a great potential to be used as human food because it is gluten-free, it's cheaper, has a neutral flavor, has antioxidants and low glycemic index. The objective of this study was to evaluate the effect of the use of sorghum flour as an ingredient in pasta and additional nutritional information related to the intention of purchasing consumers through choice based conjoint analysis. Four factors were selected through a literature review, each of which had two levels: low glycemic index (present or absent information), gluten-free (present or absent information), sorghum (featured information present or absent) and contains antioxidants (present or absent information). Sixteen packaging images were created based on a full factorial design. Twenty comparisons were made that were presented to 122 customers, and in each comparison, three images were exposed simultaneously and were asked to choose only one of them, they could also choose none of the options. The utilities of each level and the importance of each attribute were calculated using the XLSTAT program. It was noted that sorghum attribute was the least influenced the purchase intent of consumers. Have the information "gluten-free" was the most positively influenced the intention to purchase, the second attribute is "low glycemic index" and the third "contains antioxidants".pt_BR
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