Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16464
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasDantasCastro_tcc.pdf519,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Iluminismo tecnológico
Autor(es): Castro, Lucas Dantas P. de
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Iluminismo
Arte e cultura
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Abr-2017
Referência: CASTRO, Lucas Dantas P. de. Iluminismo tecnológico. 2016. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O século XVIII, também conhecido como “Século das Luzes”, foi um momento importante para a história contemporânea do Ocidente, já que muitos de seus valores, princípios, visões de mundo e ações influenciaram a ciência, a tecnologia, as artes, a religião e o direito, por meio de um movimento denominado Iluminismo Clássico. Caracterizado como um fenômeno antropocêntrico, fruto do Renascimento e da ascensão burguesa, teve suas bases fundamentadas no uso da razão. Neste artigo, mostraremos os antecedentes, o conceito, a abrangência, os prováveis impactos e a relação com a comunicação de um outro tipo de iluminismo, o Iluminismo Tecnológico, que se constitui pelas mãos da tecnologia. Inovações tecnológicas, aparelhos eletroeletrônicos, redes virtuais não eram temas abrangidos nos debates filosóficos iluministas, porém hoje são fatores que influenciam a busca pelo "esclarecimento". Utilizando sobretudo a técnica de pesquisa bibliográfica e o recurso da exemplificação, chegamos às seguintes considerações: o Iluminismo Eletrônico é um desdobramento do Iluminismo clássico; ele não é bom ou mau, mas traz limites e potencialidades; dialoga fortemente com a comunicação; reitera as diferenças socioeconômicas, pois depende do acesso às tecnologias, o que está relacionado, muitas vezes, à classe social, localização, faixa etária e renda.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Comunicação Organizacional, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons