Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BiancaAraujoCorreia_tcc.pdf562,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinantes do consumo de alimentos processados e ultraprocessados em estudantes da Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal
Autor(es): Correia, Bianca Araujo
Orientador(es): Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Consumo alimentar
Alimentos industrializados
Fast food
Estudantes universitários
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 3-Abr-2017
Referência: CORREIA, Bianca Araujo. Determinantes do consumo de alimentos processados e ultraprocessados em estudantes da Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal. 2016. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: Há um crescimento no consumo de alimentos processados e ultraprocessados fazendo com que, ao decorrer dos anos, esses alimentos estejam cada vez mais presentes no hábito alimentar da população. Esse consumo desenfreado pode favorecer a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, obesidade, hipertensão entre outras patologias. Assim, o objetivo do estudo foi analisar os fatores associados ao consumo de alimentos processados e ultraprocessados em estudantes dos cursos de exatas, humanas e saúde da Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e descritivo realizado na Universidade de Brasília (UnB) no ano de 2016 nos meses de março até dezembro. O critério de inclusão foi composto por estudantes de graduação matriculados na UnB, de ambos os sexos, já o critério de exclusão foi para ex-estudantes, professores e funcionários dessa instituição. Usou-se um questionário online (plataforma virtual Google Docs), sendo as análises de dados feitas no banco de dados da plataforma virtual, com o programa Microsoft Excel 2013. Resultados: A pesquisa foi composta por 177 universitários pertencentes aos cursos das áreas das ciências humanas (36,7%), exatas (28,8%) e biológicas (34,5%). Observou-se que 67,3% dos universitários encontravam-se eutróficos , 98% detinham o conhecimento correto sobre o conceito dos alimentos prontos para o consumo, 84% dos estudantes acreditavam não haver boas opções de lanches na universidade. Os alimentos mais consumidos na universidade são os salgados fritos e assados (47%). O determinante de consumo mais importante alegado foi a Praticidade (25,4%), seguido da Falta de tempo (23,2%) e de ser de Fácil acesso (23,2%). Conclusão: São necessárias maiores pesquisas com o público universitário para estipular futuramente medidas de educação nutricional que visem diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados e que colaborem para a saúde desses estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Nutrição, Faculdade de Ciências da Saúde, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons