Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1648
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ JullyaneRibeiro.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Assistência ao abortamento legal em Brasília : experiências e representações de profissionais da saúde e da segurança pública
Autor(es): Ribeiro, Jullyane Carvalho
Orientador(es): Bandeira, Lourdes Maria
Assunto: Aborto - legislação
Estupro
Violência sexual
Mulheres - violência
Aborto
Data de apresentação: 4-Fev-2011
Data de publicação: 29-Abr-2011
Referência: RIBEIRO, Jullyane Carvalho. Assistência ao abortamento legal em Brasília: experiências e representações de profissionais da saúde e da segurança pública. 2011. 129 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Conforme estabelece o Código Penal brasileiro, não se pune o aborto praticado por médica/o se não há outro meio de salvar a vida da gestante ou se a gravidez resulta de estupro. As mulheres têm seus direitos à integral assistência médica e à plena garantia de sua saúde sexual e reprodutiva protegidos pela Constituição Federal e pelas Normas Internacionais de Direitos Humanos, sendo uma obrigação do Estado brasileiro garantir a interrupção das gestações provenientes de estupros de maneira ética, segura e humanizada. O presente estudo buscou investigar as representações e práticas das/os profissionais de saúde e da segurança pública que atuam no atendimento às mulheres que engravidaram em decorrência de violência sexual. Foram entrevistadas/os profissionais do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), ambas as instituições localizadas em Brasília-DF. Investigou-se as representações dessas/es profissionais com relação ao abortamento e à violência sexual, seu conhecimento acerca da legislação específica e dos procedimentos adequados a serem adotados para o abortamento previsto em lei, além de suas práticas no atendimento às mulheres que procuram os serviços, tendo em vista que suas atitudes e opiniões podem estar intimamente ligados às suas condutas profissionais no atendimento às mulheres em situação de abortamento resultante de violência sexual.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1648
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons