Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16497
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TiagoHenriquesAleixo_tcc.pdf3,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Laboratório vivo de experiências e sistemas de base agroecológica : a implantação do LEAFup/UnB
Autor(es): Aleixo, Tiago Henriques
Orientador(es): Costa, Flávio Murilo Pereira da
Assunto: Ecologia agrícola
Agricultura familiar
Data de apresentação: Set-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: ALEIXO, Tiago Henriques. Laboratório vivo de experiências e sistemas de base agroecológica: a implantação do LEAFup/UnB. 2016. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Na Faculdade UnB Planaltina (FUP/UNB), foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de um Agroecossistema sob vegetação de Cerrado strictu sensu, em Latossolo Vermelho.Escuro. O novo contexto de adequação ambiental trazido pelas pequenas propriedades rurais demanda incentivos jurídicos, econômicos e técnicos que viabilizem a política ambiental no País. O desenho dos sistemas produtivos coexistindo com o Ecossistema natural na complexa dinâmica ambiental representa desafio aos produtores rurais, gestores públicos e sociedade como um todo. O Agroecossistema é a unidade básica de estudo da sustentabilidade. A abordagem agroecológica busca integrar princípios agronômicos, ecológicos e socioeconômicos na compreensão e avaliação dos Agroecossistemas. O presente trabalho apresenta etapas de planejamento, implantação e desenvolvimento do Laboratório de Experiências Agroecológicas da FUP (LEAF). O Laboratório foi criado com o objetivo de implantar e desenvolver um espaço de ensino, pesquisa e extensão junto ao Campus da Faculdade. Especificamente, descreve o croqui de implantação de diferentes sistemas produtivos e a construção das estimativas de produção sobre as principais culturas comerciais e de subsistência, comparando a quantidade produzida no LEAF e as médias nacionais dos últimos dez anos, de acordo com o IBGE. Especificamente, fornecer oportunidades aos educandos de trocar conhecimentos e experiências sobre as diferentes formas de agriculturas, pesquisar novas tecnologias, conceitos tradicionais e contemporâneos e, ampliar conhecimentos integrados para a gestão de Agroecossistemas, segundo preceitos e princípios da Agroecologia. Foi possível discutir aspectos relevantes durante a implantação, fundamentado em sistemas biodiversos e sucessionais, além de cenários futuros de diversificação da produção com potencial de produtividade. Os resultados apresentados para os ciclos de produção implantados nos períodos de novembro de 2014 a março de 2016, estão abaixo do valor considerado em relação às médias nacionais. As experiências podem contribuir para o avanço do conhecimento científico agroecológico, para o desenvolvimento de ensaios e experiências, identificando potencialidades e limitações de uso comercial em propriedades rurais da Agricultura Familiar do DF e entrono.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons