Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicaCamposDeSousa_tcc.pdf318,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções dos alunos de Ciências Naturais sobre a importância da história da Ciência
Autor(es): Sousa, Jéssica Campos de
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Ciência - história
Professores - formação
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: SOUSA, Jéssica Campos de. Concepções dos alunos de Ciências Naturais sobre a importância da história da Ciência. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: No século XXI com o surgimento da tecnologia, o interesse por estudar ciência estar cada dia maior, pois vem de uma necessidade da sociedade atual. Conhecemos e desfrutamos nos dias de hoje de muitos recursos tecnológicos, porém, muitas vezes nos não conhecemos o processo histórico que contribuiu para criação de tantos recursos que hoje contribuem para a nossa qualidade de vida. É relevante que nossos alunos tenham esse conhecimento, para que possam perceber que nada foi criado por acaso, e que tudo que temos hoje, só foi possível graças ao estudo da ciência, que não é apenas algo teórico que é apresentado nos livros através de teorias e leis, mas é algo palpável que beneficia toda uma sociedade, no qual esse aluno faz parte. Esse conhecimento contribui para que o aluno tenha uma opinião mais crítica da ciência, ele pode compreender assim que a ciência passou por um processo de várias transformações e culturas. Mas para que isso seja possível é preciso conhecer as concepções dos futuros professores sobre a importância da história da ciência, pois os futuros professores são a base de uma educação de qualidade, e a partir deles serão formados alunos que terão a oportunidade de uma educação de qualidade, que respeite sua necessidade não só acadêmica mas também social. Por isso para o desenvolvimento deste projeto será aplicado, aos alunos licenciando do curso de Ciências Naturais que cursam o primeiro e nono semestre, um questionário contendo perguntas abertas com o objetivo de avaliar as concepções do Alunos de Ciências sobre a importância da história da ciência para o ensino de Ciências. Serão escolhidos os alunos do primeiro e do último semestre com a finalidade de avaliarmos se o curso tem contribuído efetivamente nas concepções dos alunos sobre a importância da história das ciências no ensino de ciências
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons