Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16520
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThiagoBotelhoDeAmorim_tcc.pdf2,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Universo Pokémon : jogo, imaginário, mitologia e cultura
Autor(es): Amorim, Thiago Botelho de
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Jogos eletrônicos
Cultura popular
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: AMORIM, Thiago Botelho de. Universo Pokémon: jogo, imaginário, mitologia e cultura. 2016. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O trabalho teve como finalidade fazer uma leitura do universo Pokémon criado a partir do jogo, demonstrando sua relação com os conceitos de cultura pop, imaginário e mitologia. A metodologia que embasou os resultados consistiu em uma pesquisa bibliográfica e leitura sociomediática do tema a partir de um apanhado de artigos, reportagens, livros e revistas. Ficou evidenciado que o universo Pokémon é um produto da cultura pop, que reúne uma miríade de seres fantásticos, com grande representação mitológica e possui vários elementos que se mesclam com o imaginário social.
Abstract: The purpose of this study was to make a reading about Pokémon universe created from the game, demonstrating it’s relation with the concepts of pop culture, imaginary and mythology. The methodology that supported the results consisted of a bibliographical research and social media reading about the theme from a collection of articles, reports, books and magazines. It was evidenced the Pokémon universe is a product of pop culture, which reunites a myriad of fantastic beings, with great mythological representation and has several elements that merge with the social imaginary.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons