Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LidiaCristinaRodriguesdeAraujo.pdf331,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ascensão do gerencialismo em uma empresa pública federal
Autor(es): Araújo, Lidia Cristina Rodrigues de
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Administração pública
Empresas públicas
Discurso organizacional
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 29-Abr-2011
Referência: ARAÚJO, Lidia Cristina Rodrigues de. Ascensão do gerencialismo em uma empresa pública federal. 2009. 54 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a presença e ascensão do gerencialismo no setor público, investigando o fenômeno em uma empresa pública federal. Tem como objetivos específicos discutir o processo de modernização da Administração Pública; caracterizar as influências do gerencialismo no setor público a partir da literatura e verificar a existência e a ascensão do gerencialismo no Programa Gerencial da empresa. A reforma do Estado fomentou na década de 90 a administração gerencial e trouxe para a administração pública uma forte orientação à produtividade e eficiência no atendimento ao cidadão. A busca por resultados é a linha mestra de sua ideologia. Portanto, gerencialismo é toda e qualquer influência das empresas privadas sobre o setor público. A classificação da pesquisa baseia-se em dois critérios básicos: quanto aos fins e quanto aos meios. A pesquisa aplicada é qualitativa e, no que diz respeito aos fins, exploratória e descritiva. Quanto aos meios a pesquisa foi bibliográfica, de campo e documental: Bibliográfica porque para a fundamentação teórica foram realizadas pesquisas sobre os seguintes assuntos: Modernização do Estado, Gestão Pública, Gerencialismo, Ética no Setor público, Motivação no Trabalho e Discurso Organizacional. De campo, porque serão realizadas entrevistas individuais e Documentais, porque foram realizados investigações no programa de treinamentos gerenciais - sítio com treinamento gerencial em EAD e outros documentos internos da organização. O resultado da pesquisa levou a divisão em três categorias perceptíveis na organização: Forte Orientação para Resultados e Obsessão por Produtividade, Cultura do Management e Comprometimento Afetivo e Ética de Negócios e Crença Excessiva na Tecnologia e Ferramentas de Gestão. Percebeu-se nitidamente a presença e a ascensão do modelo gerencialista na empresa pública federal, objeto da pesquisa, que se caracteriza no alinhamento dos objetivos da empresa com os treinamentos oferecidos, utilizando recursos de uma empresa privada para dar os treinamentos com forte incentivo à cultura do management. Verificou-se que o recurso humano na administração gerencial é um instrumento para se chegar a resultados. Este trabalho pode contribuir para a discussão de uma nova gestão pública.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1653
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.