Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Rita Silvana Santana dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Carine de Andrade | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carine de Andrade. Educação ambiental no currículo de Geografia do 6º ano do ensino fundamental do Distrito Federal. 2015. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva analisar de que maneira a educação ambiental está inserida no currículo de Geografia do 6ºano do ensino fundamental do Distrito Federal, a partir do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. Foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos cinco coordenadores pedagógicos de uma escola da rede pública de ensino localizada na Ceilândia, no Distrito Federal. O instrumento utilizado foi o questionário, composto por doze questões discursivas sobre coordenação pedagógica, currículo e educação ambiental. Foi possível concluir que apesar de o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal afirmar que as soluções ambientais estão nas atitudes individuais/locais e definir que um dos objetivos do ensino de Geografia no 6º ano do ensino fundamental é fazer com que o aluno compreenda seu lugar e as interações em seu espaço de vivência, ele prioriza a escala global em detrimento da local. Já as coordenações pedagógicas, embora haja um entendimento de que o trabalho coletivo é necessário e através dele seja possível aperfeiçoar o processo pedagógico, ainda não é uma realidade. Desse modo, trabalhar temas transversais e educação ambiental, torna-se uma tarefa difícil, pois são conhecimentos que não são dominados por todos os professores, logo precisam ser discutidos coletivamente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no currículo de Geografia do 6º ano do ensino fundamental do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T11:54:27Z | - |
dc.date.available | 2017-04-24T11:54:27Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/16661 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, Lucilene Costa e | - |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|