Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CintiaLimaLopes_tcc.pdf545,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Coordenação pegagógica : espaço para formação continuada do professor
Autor(es): Lopes, Cíntia Lima
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Linhares, Vânia Leila de Castro Nogueira
Assunto: Coordenação pedagógica
Professores - formação continuada
Coordenadores pedagógicos
Data de apresentação: 19-Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: LOPES, Cíntia Lima. Coordenação pegagógica: espaço para formação continuada do professor. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa propõe fazer uma investigação sobre como o espaço e tempo da coordenação pedagógica são utilizados para formação continuada do professor no Centro de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek. Foi a partir da compreensão da riqueza do tempo destinado à coordenação pedagógica na rede pública de ensino do Distrito Federal e da necessidade da formação voltada para a reflexão do trabalho pedagógico que essa pesquisa foi idealizada. A partir dos objetivos específicos, buscou-se analisar o papel do coordenador enquanto articulador da formação continuada e do projeto político- pedagógico assim como as melhorias das aprendizagens que esse processo de formação pode propiciar. Ao desenvolver esse estudo, reafirmamos que apesar de serem grandes os desafios que a escola enfrenta, a excelência na educação pública é possível por meio de uma prática pedagógica que nasça da realidade de cada escola e que seja conteúdo de reflexão na mesa da coordenação coletiva pedagógica onde os agentes da escola pensam e fazem educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons