Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16695
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AidaMarcelinoFernandes_tcc.pdf429,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os gêneros textuais e as práticas de leitura e produção de textos na sala de aula do ensino fundamental no município de Cabeceiras-GO
Autor(es): Fernandes, Aida Marcelino
Orientador(es): Batista, Eni Abadia
Assunto: Ensino fundamental
Produção textual
Gêneros textuais
Data de apresentação: 28-Jun-2015
Data de publicação: 25-Abr-2017
Referência: FERNANDES, Aida Marcelino. Os gêneros textuais e as práticas de leitura e produção de textos na sala de aula do ensino fundamental no município de Cabeceiras-GO. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.
Resumo: Atualmente, a educação vêm sendo cada vez mais aprimorada através da inserção da tecnologia no ambiente escolar. Com isso, várias disciplinas estão se adequando às necessidades que vem surgindo em todo mundo. Sabe-se que o principal método de desenvolvimento da Leitura e Escrita está na prática constante, assim como a realização de atualizações fundamentais para a evolução dos meios de ensino. Promover uma metodologia de trabalho onde as atividades propostas sejam executadas com uma maior e melhor dinâmica é o papel fundamental de um professor que se preocupa não apenas com o ensino em si, mas também com o despertar do interesse do aluno. O objetivo deste trabalho é desvelar a importância da aplicação de textos e a frequência das práticas de leitura realizadas em sala de aula com base em uma pesquisa de campo realizada no âmbito de algumas escolas do município de Cabeceiras-GO. A partir dos resultados foram obtidas informações acerca dos métodos utilizados para leitura e escrita e a eficácia dos mesmos assim como os maiores desafios a serem superados.
Abstract: Currently, education is being increasingly enhanced by the insertion of technology in the school environment. Thus, various disciplines are adapting to the needs that are emerging worldwide. It is known that the main development of method of reading and writing is in constant practice, as well as the delivery of key updates for the development of educational media. To promote a work methodology where the proposed activities are performed with a bigger and better dynamics is the key role of a teacher is concerned not only with the teaching itself, but also with the awakening of student interest. The objective of this work is to unveil the importance of implementing texts and the frequency of reading practices carried out in the classroom based on field research carried out within a few schools in the municipality of Cabeceiras-GO. From the results we obtained information on the methods used to read and write and their effectiveness as well as the biggest challenges to overcome.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Letras/Português, 2015.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons