Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraCristianeDePaula_tcc.pdf236,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos professores e professoras de Ciências Naturais de Planaltina-DF sobre a avaliação no ensino fundamental : séries finais
Autor(es): Paula, Bárbara Cristiane de
Orientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Coorientador(es): Vasconcelos, Rosylane Doris de
Assunto: Professores - prática profissional
Avaliação de aprendizagem
Ensino fundamental
Avaliação educacional
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 26-Abr-2017
Referência: PAULA, Bárbara Cristiane de. A percepção dos professores e professoras de Ciências Naturais de Planaltina-DF sobre a avaliação no ensino fundamental: séries finais. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre o a percepção dos professores de Ciências Naturais da rede pública de ensino de Planaltina-DF sobre a temática avaliação, suas concepções e perspectivas. O interesse pelo tema partiu de uma inquietação pessoal muito antiga que me acompanhou por toda a graduação e culminou na escrita desse trabalho, que se desenvolveu na intenção de saber o que os professores de fato pensam sobre avaliação, dentro do cenário excludente e classificatório que a educação se encontra no Brasil.A pesquisa foi norteada pela metodologia qualitativa e utilizou-se de pressupostos de estudo de caso através de entrevista semiestruturada para a obtenção de dados. O grupo pesquisado foram seis professores de Ciências Naturais de duas escolas de Planaltina-DF entrevistados. A base teórica é formada pelos estudos dos tipos de avaliação, das Diretrizes de Avaliação do Distrito Federal, do Regimento das Escolas Públicas do Distrito Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais textos que colaboraram com o tema. Na pesquisa, são analisados os fatores de concepção sobre avaliação, também as estratégias adotadas pelos professores, bem como a opinião deles diante o atual sistema avaliativo. Com este estudo, espera-se promover a reflexão de que a avaliação permeia o processo de ensino-aprendizagem, sendo papel de todos os educadores contribuírem para a melhoria desse processo, oferecendo uma avaliação justa, integral e democrática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons