Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16733
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThayanneSalesRaposo_tcc.pdf823 kBAdobe PDFver/abrir
Título: ANOVA mista de dois fatores com medidas repetidas ou teste t não pareado da diferença dos escores: uma aplicação em dados de um treinamento de equilíbrio em jogadores de basquete
Autor(es): Raposo, Thayanne Sales
Orientador(es): Nakano, Eduardo Yoshio
Assunto: Análise de variância
Teste T de Student (Estatística)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 2-Mai-2017
Referência: RAPOSO, Thayanne Sales. ANOVA mista de dois fatores com medidas repetidas ou teste T não pareado da diferença dos escores: uma aplicação em dados de um treinamento de equilíbrio em jogadores de basquete. 2016. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A análise de dados dos estudos clínicos aleatorizados com dois grupos de tratamento e duas medidas longitudinais por paciente pode ser realizada através de uma Análise de Variância (ANOVA) mista com dois fatores e medidas repetidas, considerando o tempo (pré- e pós-tratamento) como fator intra-indivíduo e os grupos como fator entre-indivíduos. Este estudo consistiu em mostrar a equivalência entre o teste do efeito da interação dessa ANOVA e um teste t de Student não pareado comparando a variação (diferença entre os valores pós- e pré-tratamento) entre os grupos. Os procedimentos estudados neste trabalho foram ilustrados por meio de dados simulados e por um conjunto de dados reais sobre os benefícios de um treinamento de equilíbrio em jogadores de basquete.
Abstract: Data analysis of randomized clinical trials with two treatment groups and two longitudinal measures for each patient can be performed using a Mixed Design Analysis of Variance (ANOVA) with two factors and repeated measures, considering time (before- and after- treatment) as within-subjects factor and the groups as between-subjects factor. By comparing the variation amidst the treatment group (difference between before and after treatment values), this study aimed to show the equivalence between ANOVA's test of interaction effect and an unpaired Student's t-test. Analyzed procedures in this work were illustrated using simulated data and a set of real data on the benefits of balance training in basketball players.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2016.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons