Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16760
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaudioBarbosa_tcc.pdf429,69 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorBarbosa, Cláudio-
dc.identifier.citationBARBOSA, Cláudio. Desinteresse pela escola: análise dos principais motivos que levam à desmotivação. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivos identificar as causas da desmotivação dos alunos em relação ao papel da Escola em suas vidas; sinalizar os possíveis causadores do fracasso em que vivem as Escolas Públicas do Distrito e propor atitudes viáveis para o reerguimento da autoestima de todos os envolvidos dentro processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa em torno do tema abordado teve um caráter investigativo, sendo utilizados, para isso, questionários em duas turmas de 9º ano, no total de 40 alunos do turno matutino, 10 docentes, 2 Coordenadoras Pedagógicas, a Diretora e a Vice-Diretora do Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia. Informalmente, ocorreram, também, entrevistas com alguns alunos, que serviram para sustentação e diagnóstico, grosso modo, da visão deles a respeito de suas perspectivas escolares. Após a leitura e o levantamento das respostas dos questionários, o resultado da pesquisa se mostrou surpreendente e interessante. Entre a maioria dos discentes, o bullying foi apontado, entre as respostas, como o maior responsável pelo desestímulo escolar. Para todos os docentes, coordenadores e gestores, a família e o Estado não colaboram de forma efetiva para a Educação dos jovens na atualidade. Para a base teórica da pesquisa, foram utilizados, dentre outros, Vasconcelos (2000), Abramovay et al. (2004), Oliveira (2009) e Ferraz (2009). Assim, foi percebido que, independente dos fatores apontados pelos entrevistados, todos os motivos contribuem para o fracasso escolar e que a responsabilidade da melhoria da qualidade da Educação Pública é de todos nós.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFracasso escolarpt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.titleDesinteresse pela escola : análise dos principais motivos que levam à desmotivaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T12:58:57Z-
dc.date.available2017-05-04T12:58:57Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16760-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoNascimento, Juscelino Francisco do-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons